segunda-feira, 16 de abril de 2007

O Expresso do Horror

                                                            

Agora imaginem um filme feito em 1972 que misture ALIEN com O ENIGMA DO OUTRO MUNDO e EXPRESSO PARA O INFERNO.

Parece bom demais?

Nada! Foi feito por Eugenio Martin e se chama EXPRESSO DO HORROR.

Novamente temos Peter Cushing e o conde do horror Christopher Lee reunidos em uma película com monstros.

Somos apresentados a narração de Lee:

"O que segue é a declaração a associação geológica real feita por este que vos escreve, Alexander, Saxton. A descrição é verdadeira e fiel aos fatos que cairam sobre nossa expedição na Manchuria. Como líder da expedição, eu devo aceitar a responsabilidade por seu fim desastroso. Entretanto, deixarei para o julgamento dos honoráveis membros da sociedade a decisão de a quem culpar por essa catástrofe"


Vejam só, tudo começa em 1906, quando um antropologista interpretado por Lee encontra, nas geleiras inóspitas da Manchuria, o fóssil congelado de uma criatura que pode ser o elo perdido entre o cro-magnon-homo-antecessor-homem-de-rhodesia com os humanos contemporêneos. Quase a chibatadas, ele põe orientais para carregar uma caixa enorme com seu espécime dentro do trem trans-siberiano, em direção a Rússia. E aí irão iniciar-se problemas, é claro!

A população do trem já é interessante por si só: além do antropólogo Lee temos Cushing como um médico (Dr. Wells), um estranho místico inspirado em Rasputin, interpretado por Alberto de Mendoza e belas atrizes coadjuvantes que serão devidamente devoradas.

Apesar das advertências de Lee, é claro que alguém decide abrir a caixa com o fóssil.

Acontece que o fóssil na verdade é de uma criatura alienígena que chegou na terra milhares de anos atrás. E ela tem o poder de, com seus olhos vermelhos, sugar o cérebro de quem encontra, absorvendo toda a informação existente dentro dele. Segue uma cena de Cushing serrando uma cabeça para descobrir o cérebro de um guarda do trem russo não tem mais as enrugações que são provocadas pela nossa memória, ele está absolutamente liso!

O monstro está a solta no trem fazendo vítimas, seus olhos ficam vermelhos no escuro e ele causa sangramentos na boca, olhos e nariz de quem estiver a sua frente.

E então...

O filme vira um precursor dos filmes de zumbi atuais! Na verdade, a criatura espacial pode transferir-se de um corpo para outro, assim temos a suspeita eterna do "doppleganger", a cópia, como John Carpenter explorou profusamente em "O enigma do outro mundo".

Enquanto isso o trem não pode parar! Afinal, o monstro não pode ser solto nas estepes russas.

O clima de paranóia se instala. Enquanto Cushing e Lee formam a linha de frente, todos querem descobrir QUEM entre eles é o monstro, e o trem viaja a toda velocidade pelo gelo da Sibéria.

Finalmente eles conseguem mandar uma mensagem cifrada para a próxima estação de trem, pedindo ajuda ao exército local, que é comandado por quem? Por quem?

TELLY "Kojack" SAVALAS! No papel de um cossaco chamado CAPITÃO KAZAN!

Quando, em um determinado momento, o exército do Cap. Kazan consegue encurralar o monstro em um corredor, Savalas dispara:

"Atirem em qualquer coisa que sair daquela porta!"

Dr. Wells: "Mas e se o monge for inocente?"

Kazan: "Ahh, nós temos MUITOS monges aqui na Rússia!"

Inicia-se um massacre com direito a cenas gore e o exército russo caçando o monstro no escuro, em meio aos passageiros inocentes que agonizam entre tiros e espadadas.

A última meia hora tem mais gente morta através de espadadas, tiros dos cossacos e garradas do monstro do que MEU ÓDIO SERA TUA HERANÇA inteiro.

Diálogos geniais: o Rasputin perseguindo o monstro clamando "Tome o meu corpo, lorde satã!" a o que esse replica "Não há nada na sua cabeça, saia daqui!" numa óbvia crítica a religião, e o momento em que, quando todos estão reunidos sem saber quem é quem, um dos passageiros, um policial, pergunta a Cushing e Lee: "Mas e se um de VOCÊS for o monstro?" a o que Cushing replica "Nós? Nós somos INGLESES!"

Vamos aos fatos.

Trata se de um filme com:

- Christopher Lee e Peter Cushing
- Monstro bizarro com olhos vermelhos e garras ridículas que decepam pessoas
- Olhos e bocas sangrando a granel
- Monge louco russo satanista
- Cushing serrando uma cabeça para fazer uma autópsia
- Uma condessa polonesa
- Olhos colocados em uma placa de petri e observados em um microscópio
- Monstro fazendo observações filosóficas sobre sua chegada na terra há milhões de anos
- Exército de soldados zumbis
- Clima claustrofóbico dentro de um trem cercado por neve e gelo
- Telly Savalas no papel de um cossaco chamado CAPITÃO KAZAN distribuindo pontapés e sopapos a torto e a direito, fazendo Al Pacino como Tony Montana do Scarface parecer uma menininha.

Mistério! Intriga! Suspeitas! Horror! Risadas! Está tudo aqui. Robert Rodriguez e Quentin Tarantino gostariam de ser o Capitão KAZAN quando crescessem.

Assistam e deixem seus comentários!

3 comentários:

Andrei disse...

Recentemente comprei essa pepita nos eua por USD$ 0.99, enquanto o kill bill era vendido por USD$ 14.99.

Só fui assistir ontem a noite. Sensacional, sensacional. Pelo mesmo preço comprei mais uma dezena de filmes antigos de terror.

Se tiver algum muito sensacional, voltarei para comentá-lo.

Anônimo disse...

Esse filme de 1972 e não de 1973

Anônimo disse...

Esse filme de 1972 e não de 1973